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Criatividade Marketing Bruno Faioto

Os benefícios da identidade visual no marketing digital

Leitura aproximada em: 4 minutos

Conheça os benefícios da identidade visual no marketing digital

Em um mundo globalmente conectado, não há como ignorar a identidade visual como importante elemento de comunicação e de consolidação do seu negócio.

A identidade visual é a representação gráfica que traduz sua empresa ou seu serviço em forma de logotipo, cores e ícones e constrói uma imagem sólida do que o seu negócio oferece.

De acordo com o IBGE, o Brasil fechou o ano de 2016 com 116 milhões de pessoas conectadas à internet, o que representa mais de 64% da população com idade acima de 10 anos.

Isso significa que uma quantidade considerável de clientes e potenciais consumidores está no meio online. Por isso torna-se essencial investir em uma identidade visual de qualidade no universo digital.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira as informações valiosas que reunimos para você!

 

Por que ter uma identidade visual bem produzida?

Se quer usar o marketing digital a seu favor, não dá para fugir do investimento numa boa construção de identidade visual. Coloque-se no lugar do cliente: você está em busca de um serviço na internet e encontra uma recomendação de empresa.

Entra no site, e ele é confuso e desencontrado, com cores conflitantes espalhadas. Acessa as redes sociais, e cada uma possui um logotipo, de forma que você nem tem certeza se as páginas são referentes a um mesmo negócio. É insegurança certa para contratar, concorda?

Por isso, não poupe dinheiro, tempo ou esforços na hora de construir a melhor identidade visual que puder. Tenha muita atenção aos detalhes e à contratação de profissionais de confiança.

Todos os elementos escolhidos — incluindo as imagens, os conteúdos e a própria logo — devem, no fim das contas, traduzir a essência da sua empresa.

Uma identidade visual bem construída é um aspecto poderoso. Por isso, ela deve ser pensada com o intuito de atrair novos clientes, reforçar a confiança na sua marca. Posicioná-la da melhor maneira, possibilitar maior rapidez no alcance de resultados e ainda dar ao seu negócio um aspecto ainda mais profissional.

 

De que maneira é mais adequado padronizar essa identidade?

Com o crescimento exponencial do ambiente digital, não é de se estranhar que cada vez mais empresas se aproveitem desse espaço para divulgar seus negócios e fazê-los crescer.

Mas, para isso, é imprescindível a construção de uma identidade visual impactante. É essa identidade que trará identificação do cliente com a marca e significado às suas campanhas.

Pense em grandes líderes de mercado como Coca-Cola ou Nike.

Impossível não identificar o vermelho típico do refrigerante ou o logotipo da marca esportiva. Você não precisa que haja um texto escrito ou o nome na comunicação para reconhecê-los.

Isso acontece porque toda a identidade visual é coesa e harmoniosa, com elementos que conversam entre si e simbolizam as marcas com perfeição.

Na hora de padronizar a sua identidade visual, lembre-se: ela deve perpassar todos os produtos e comunicações da sua marca. Embalagens, materiais gráficos, e-commerces, campanhas, site, e-mail marketings e redes sociais, tudo deve respeitar os padrões definidos.

Para que isso aconteça da melhor forma, vai uma dica certeira: junto com os profissionais contratados para realizar o serviço de criação, elabore um manual da marca. Nele, devem constar direcionamentos específicos sobre paleta de cores, aplicação do logotipo a cada cor e fundo, estilo de imagens que devem ser usadas, entre outros elementos. Esse conjunto deverá representar aquilo que o seu negócio defende e no que ele acredita. Certamente, isso trará resultados concretos a ele!

 

Quais são os impactos da identidade visual no marketing digital?

Como vimos, a identidade visual representa a imagem que sua empresa deseja transmitir aos clientes em potencial e ao mercado. Ao trazer uma imagem ainda mais profissional àquilo que se oferece, uma identidade sólida é capaz de destacar sua marca num mercado cada vez mais competitivo.

Uma vez definida a sua identidade visual, o marketing digital realizado pela sua empresa naturalmente deverá encontrar padrões de comunicação que tragam segurança ao cliente, que sejam agradáveis aos olhos e aos sentidos e que despertam desejo.

Enquanto empresas que migram para o ambiente digital mas não investem na identidade visual ficam para trás, aquelas que constroem sua personalidade em cada detalhe saem na frente, batem a concorrência e podem conquistar uma evolução significativa nos seus resultados.

 

Quais são os principais benefícios de uma boa identidade visual?

Os benefícios de uma identidade visual bem-feita são muitos. No entanto, caso você ainda tenha dúvidas sobre investir nessa produção, a seguir, listamos alguns dos principais. Confira!

Credibilidade

Uma das maiores buscas de qualquer empresa perante seus clientes, a credibilidade pode ser mais facilmente alcançada por meio de uma identidade visual bem trabalhada. Essa identidade inspira confiança em quem a vê, trazendo maior crédito à marca e às informações que ela compartilha.

Unidade

Com um manual da marca em mãos e uma bela identidade visual, o seu público pode identificá-la seja onde for. Em diferentes peças, no ambiente online ou offline, por meio de cores, logos, grafias e imagens. A padronização sugere organização e profissionalismo.

Profissionalismo

Como citamos, o esforço implicado na construção de uma marca traz a ela uma imagem profissional. Se as comunicações, o visual e a identidade como um todo inspirarem qualidade, naturalmente o cliente em potencial relacionará esses elementos a um serviço eficiente.

Lembrando sempre que, nesse caso, não basta apenas investir em uma boa identidade visual: todo o processo do seu negócio deve ser profissional. Da comunicação ao atendimento, passando pela entrega, tudo deve ser feito com foco na eficiência da empresa, para que o esforço de um lado não seja arruinado pelas falhas do outro.

Valor

Ao longo do tempo, os seus esforços de gestão da marca e de identidade visual consolidam e agregam valor a ela e ao negócio. Com isso, torna-se viável formar uma relação de confiança com os clientes e que uma imagem inesquecível passe a fazer parte do imaginário do seu público.

Lucro

Por fim, mas não menos importante, depois de tantos esforços para construir uma identidade visual impactante e que traduza a qualidade e os valores da sua empresa, é natural que haja aumento nas vendas e, consequentemente, nos lucros.

Sobre o autor | Website

Especialista em Diferenciação Profissional, Empresário, Engenheiro Mecânico, Multiplicador de Cursos Profissionais, apaixonado por empreender e descobrir novas oportunidades.

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