Descubra se seu negócio está preparado para SOBREVIVER aos próximos 5. Ou NÃO!

Diferenciação Influência Produtividade Bruno Faioto

Como ser promovido? 6 técnicas para começar ainda hoje

Leitura aproximada em: 6 minutos

A diferenciação profissional também pode ocorrer para o profissional sobre regime CLT…

 

Apesar de não ter me atentado a isso no passado, quero deixar a você minha visão como empregador sobre… Como aumentar suas chances de ser promovido na empresa que você trabalha?

Não sabe como começar? Não se preocupe, vou te apresentar nesse artigo 6 técnicas para começar aplicar ainda hoje.

Ter ambições profissional é muito bom, pelo menos para alguém que almeja melhorar sua vida. Afinal procuramos sempre evoluir não é mesmo?

O mercado de trabalho esta muito competitivo, e procura sempre o profissional que se destaca.

Nesse contexto, ser promovido é uma questão que gera sempre dúvidas. Então minha recomendação é que, primeiro você precisa ter um objetivo e metas claras de onde almeja chegar. Suas metas devem ser para curto, médio e longo prazo.

Além disso é necessário fazer uma auto analise e ver quais mudanças é necessário dentro de você.

 

Um fato importante sobre como ser promovido

Já ouvi muito que algumas pessoas são promovidas por sorte, “puxa saco”, mas também vi muitas serem por ter seu valor e trabalho reconhecido.

Para que principalmente você não tenha duvidas sobre isso vamos as técnicas que separei para você.

 

1. Comece a tomar iniciativa

Quando falamos no mundo corporativo, existem dois perfis de profissionais bem conhecidos. Os proativos e os reativos. Os reativos são aqueles que esperam sempre do chefe/gestor uma ordem e somente depois tomam uma atitude. Exemplo: um fornecedor errou no envio de um pedido, então o profissional aguarda uma solução do seu chefe. Ou então mesmo sabendo como fazer, espera explicação.

Já um funcionário proativo vai entrar em contato com o fornecedor antes mesmo do seu chefe tomar conhecimento do problema, e quando levar até ele, levara também a solução. Percebeu a diferença?

Quem deseja liderar, que é o próximo nível em qualquer função, precisa primeiro saber puxar a responsabilidade. Saber lidar com situações de pressão e embaraçosas. Começar mostrar que possui habilidade para isso.

 

2. Tenha cabeça de Líder

Vamos ser sincero, é muito confortável quando alguém assume a responsabilidade sobre um problema por nós, não é mesmo? Caso algum cliente reclame de mal atendimento, erro de projeto ou alguma coisa do tipo a responsabilidade será dele.

Sabe. Algumas pessoas inclusive que conheci, não queriam essa responsabilidade. Mesmo sendo remunerado para isso. Portanto… Se você é uma dessas pessoas, sugiro então que pare a leitura por aqui. Nem tão pouco terá um diferencial, sem querer a responsabilidade disso.

Essa atitude também faz parte de um processo de autoanalise como profissional, que seja muito importante o crescimento profissional dentro de uma empresa. Aproveite para refletir sobre o seu crescimento, e os resultados que conquistou até agora. Analise também o quanto desenvolveu suas habilidades até agora e invista nas que considerar necessárias.

 

3. Capacite-se

Um cargo de liderança sempre exige capacitação. Lembre-se que estamos falando em ser promovido, passar ao próximo nível como profissional. Por isso é necessário investir nos estudos, pós graduação, cursos, seminários, workshop, palestras, eventos, são alguns exemplos do que você precisa procurar para crescer na vida.

Caso não possa investir no momento, procure ao menos ficar atento as novidades do seu mercado. A internet esta ai com muita informação Gratuita disponível aos usuários. A própria empresa também pode servir como um ambiente de aprendizado, cole naqueles que estão atualizados, pois se forem bons profissionais, terão prazer em repassar conhecimento.

Converse com os gestores, aproxime-se deles e se possível tente ajuda-los.

 

4. Deixe claro que deseja uma oportunidade

É claro que seria muito mais fácil se em um belo dia te chamassem na sala da diretoria e oferecessem um belo cargo apenas pelo seu desempenho. Mas os Diretores e Gerentes talvez estejam tão ocupados com suas responsabilidades que na maioria das vezes nem percebam a sua presença.

Para evitar que sua motivação se transforme em desanimo, deixe bem claro qual a sua meta ali na empresa. Mas atenção, você não deve falar para qualquer pessoa. Apenas para aqueles que podem te impulsionar de alguma forma.

Procure conversar com seus superiores, e deixar bem claro o que esta disposto fazer para ir ao próximo nível. Bem como solicitar orientação a ele de como você pode alcançar.

Sabe uma pergunta que não fica sem resposta nunca? O que eu posso fazer para merecer uma promoção? Tente.

 

5. Comporte-se de maneira exemplar

Toda empresa tem uma missão, regras internas e valores e se você veste a camisa da empresa, tem que seguir corretamente.

Essa é uma boa forma de passar uma boa imagem, passar a imagem que a empresa quer ver e mostrar que é um colaborador comprometido.

Um cargo de liderança exige atitudes flexíveis, proatividade, organização, saber trabalhar sob pressão, entre outras. O seu comportamento deve deixar bem claro que esta preparado para assumir responsabilidades de liderança.

Além disso é impossível falarmos de liderança sem ter bom relacionamento com colegas de trabalho e superiores. Lidar com pessoas é uma das principais características de um líder. Afinal o líder é o responsável por fazer seus subordinados tenham o melhor desempenho de sua função.

Lembrarmos que saber falar, mas principalmente saber ouvir é muito importante e estar disposto a ajudar, quando necessário. Procure também se relacionar com profissionais de outra área e conhecer a empresa de forma global.

 

6. Invista no marketing pessoal

O marketing pessoal também é conhecido como a “arte de se vender”. Em outras palavras, quando você se valoriza naquilo que faz. Porem seja integro, e se auto avalie, para não falar mais do que é. Não venda gato por lebre.

Existem diversas maneiras de se fazer isso. Confira alguns exemplos:

  • fique atento ao vestuário — use roupas que condizem com o cargo que ambiciona;
  • seja um resolvedor de problemas dentro da empresa;
  • não espere que o reconhecimento pelas suas conquistas venha sozinho, exponha sempre os seus bons resultados;
  • defina bem os seus objetivos;
  • tenha algo só seu, que vai fazer com que as pessoas se lembrem de ti — pode ser um estilo de roupa, um blog, um canal no YouTube, uma página no Facebook, entre outros.

Como ser promovido, é uma dúvida presente na cabeça de muitos profissionais, sabendo que é cada vez mais difícil destacar-se no mercado de trabalho.

Sair da zona de conforto, procurar o desenvolvimento e mostrar que está disposto a encarar o desafio são atitudes fundamentais para chegar lá.

Então, neste artigo, eu trouxe dicas que eu Bruno, julgo ser essenciais para ajudá-lo a aumentar suas hipóteses de uma promoção. Visão essa que tenho hoje, estando do outro lado dessa historia.

Dizem que se… Mas não dizem o que vou mudar agora.

Gostou do conteúdo?

Então…

Aproveite, partilhe-o com os seus amigos nas suas redes sociais e ajude-os a que, também eles possam alcançar a tão sonhada promoção na empresa!

 

Grande Abraço.

 

Bruno Faioto

Sobre o autor | Website

Especialista em Diferenciação Profissional, Empresário, Engenheiro Mecânico, Multiplicador de Cursos Profissionais, apaixonado por empreender e descobrir novas oportunidades.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: