Descubra se seu negócio está preparado para SOBREVIVER aos próximos 5. Ou NÃO!

Diferenciação Influência Bruno Faioto

Venda valor e não apenas preço para seus clientes

Leitura aproximada em: 3 minutos

 

Você é uma empresa que consegue vender apenas se der um desconto?

 

No artigo de hoje vou falar pra você parar de vender preço começará a vender valor. Venda aquilo que é o mais importante para a sua marca e para tua empresa.

Venda aquilo que é a proposta de valor, aquilo que é a missão bem lá dentro do âmbito da empresa aquilo que vem de dentro do fundador, aquilo que vem da raiz.

Não quero aqui hoje falar de missão, valores ou de objetivos. A questão é o seguinte, o brasileiro está acostumado a fazer as coisas na questão da execução e esquece o processo todo de planejamento de concepção. E a gente acaba transmitindo isso marketing da empresa.

Quantos produtos ou serviços você já não viu anunciados porque tem um preço mais barato. Porque tem até lá um descontinho.

A justificativa é sempre a mesma, porque esse produto é de importação dali ou de lá.

O fato é que o cliente consumidor nos dias de hoje não esta preocupado com a sua estratégia empresarial. Ele está preocupado o quanto você ó conversa com ele.

Mas não uma perspectiva marqueteira, numa perspectiva que quer ganhar dinheiro nas suas costas. E sim numa perspectiva de que o teu valor é o teu coração. O quanto a sua proposta de valor se conecta com a missão e proposta de valor de seu cliente.

Não sei se você sabe mas existe uma metáfora do coração da surgiu ainda um livro bacana chamado Business Model Generation, que fala sobre como você fazer o seu modelo de negócio baseado em uma metodologia chamada CANVAS.

Quero  abrir esses parentes aqui justamente porque é uma das formas que eu utilizo para olhar negócios ou empresas de clientes. Ou até mesmo de empresas de colegas que precisam de qualquer parecer, opinião ou consultoria. Algumas vezes utilizo também para criar uma estratégia de marketing.

Eu sempre procuro saber qual é sua proposta de valor com o coração, porque a partir daí ao entender o coração entendeu o propósito daquela empresa.

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Você passa a entender como conectar com pessoas que têm um propósito semelhante ao seu. Porque marketing nada mais é do que isso, você pega uma proposta de valor, uma proposta de como se comportar, como agir e se conecta com uma pessoa que está buscando essa necessidade que você faz.

Porque se você começar a procurar pessoas que estão dispostas a pagar barato, pagar com desconto a comprar porque estão querendo um benefício e não um benefício no sentido de valor mas o benefício no sentido de vantagem, então você nesse momento estará entrando na guerra de preços que é o pior lugar possível.

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Esse artigo é um apelo para você começar a olhar para os valores da tua marca. Porque você vai ter um valor forte que seria aquele propósito da marca mas você vai ter valores complementares e esses valores complementares vão ajudar e muito a sua estratégia de marketing.

Por que você pára de fazer marketing de preço e começa a fazer parte do teu valor isso sim conecta com as pessoas. Hoje isso sim tem a ver com a sociedade moderna contemporânea na qual a gente vive.

Porque aplicar a teoria de Philip Kotler nos dias de hoje pensando que o marketing se resume a 4 p’s é muito ingenuidade.

Eu tenho grandes referências a Philip Kotler, ele é um baita de um profissional um baita teórico do marketing consultor enfim. Mas as teorias dele são teorias de base.

O que a gente está falando aqui é do presente, então não vai aplicar a base dos 4´s e achar que você vai chegar o seu resultado. Se você quer seguir o Kotler eu sugiro você ler o novo livro dele que é o marketing 4.0.

Ai sim vai ver a visão dele uma perspectiva mais moderna.

E o problema é que a gente tem no brasil hoje o marketing é feito de forma muito arcaico.

O propósito desse artigo aqui é conversar com você profissional de estratégia de marketing, profissional de venda, de negócios, empreendedores. E levar pra você um pouco das minhas reflexões, um pouco das minhas vivências, um pouco da experiência que eu já passei e que passo no meu dia a dia.

Poder te ajudar e quem sabe nesse mercado elevar o nível de empreendedorismo. A estratégia é estar pensando sempre naquilo que tem de mais importante para a marca de qualquer empresa nesse mundo. Que é o seu coração e a sua proposta de valor.

 

Grande Abraço

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Sobre o autor | Website

Especialista em Diferenciação Profissional, Empresário, Engenheiro Mecânico, Multiplicador de Cursos Profissionais, apaixonado por empreender e descobrir novas oportunidades.

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