Descubra se seu negócio está preparado para SOBREVIVER aos próximos 5. Ou NÃO!

Diferenciação Bruno Faioto

Valor Percebido, a importância de se diferenciar

Leitura aproximada em: 3 minutos

A importância de se diferenciar no mercado e oferecer preço justo é um dos princípios fundamentais de qualquer negocio para sobreviver no futuro.

A qualidade dos produtos e serviços está vinculada ao valor percebido pelo cliente e as estratégias de diferenciação de cada negócio.

Esta diferenciação por sua vez está atrelada à seleção de clientes e as estratégias diferenciadas de valor percebido.

Entenda a diferença entre valor pratico e percebido…

“Valor percebido é criado a partir de um posicionamento” – Por pelo menos uma vez, você comprou algo que e se arrependeu, pois acreditou não fazer o menor sentido a você.

E também já comprou algo que no qual te fez sentir totalmente satisfeito, onde valeu cada centavo investido.

Qual a importância do valor percebido para o seu negócio?

A percepção que o seu cliente tem do seu negócio, é muito importante para o sucesso de suas vendas.

Quando você consegue exibir esse valor de forma intrínseca, o seu produto começa automaticamente a se destacar dos seus concorrentes.

Muitas empresas acreditam que oferecer o preço mais baixo que os concorrentes sera o melhor argumento para convencer seu cliente.

“Valor prático é o que seu produto ou serviço faz” – Um carro te leva do ponto A até o ponto B, com segurança, conforto, rapidez e até mesmo economia. Resumindo… Características técnicas.

Uma das estratégias ainda muito pouco explorada e que quase sempre define a opção de compra é o preço.

A grande maioria acredita, ou pelo menos age como se acredita-se, que basta se igualar aos principais concorrentes.

Quando se trata do preço de venda de seus produtos e serviços, para continuar sobrevivendo e param por aí.

Se você está preocupado com a crise e as ações da concorrência, se inscreva no meu workshop on-line e gratuito de diferenciação profissional e dê os primeiros passo rumo ao futuro certo.

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Para seu negócio sobreviver no meio de tantas ofertas e vantagens que seus concorrentes oferecem para seus clientes. É preciso criar e saber implementar estratégias diferenciadas no seu negócio.

E como criar essas vantagens competitivas?

Recentemente um amigo empresário me perguntou como poderia fazer para sair de uma vez por todas das crescentes “guerras de preços”.

Assim como eu ele já não aguentava mais baixar seus preços, comprometendo cada vez mais, a qualidade, o desempenho da sua empresa e a sua própria sobrevivência.

Em outras palavras a empresa estava se afundando cada vez mais.

Disse a ele que: “somente através da diferenciação do seu negócio e controlando os custos, dessa forma com muito trabalho seria possível se erguer perante as empresas que sobrevivem apagando incêndios”.

Desenvolver a diferenciação e controlar os custos, não é tarefa fácil.

Exige consistência nas ações, planejamento para longo prazo e uma gestão de liderança comprometida com resultados.

O aproveitamento do potencial produtivo, criativo e inovador dos membros da empresa aliado as tecnologias da informação disponíveis será determinante para o sucesso profissional..

Em primeiro lugar, é preciso ter cuidado com estratégias baseadas em descontos e outros incentivos para alavancar as vendas.

Se descontos e outros incentivos que custam investimento não forem criadas com conhecimento do quanto varia a lucratividade da empresa, sem objetivos e critérios claros, sustentados e integrados a um plano estratégico.

Podem provocar muitos problemas no futuro, ou simplesmente pode comprometer todo o trabalho de diferenciação.

A maioria dos problemas organizacionais e de desempenho fraco ou negativo tem sua origem em decisões impulsivas, arbitrárias e amadoras do gestor no negócio.

Assim como, pela falta de visão e reação oportuna às mudanças que todo os dias acontecem.

A maioria das empresas simplesmente definem o seu preço de venda, baseado unicamente em seu custo. Colocam a mesma margem aplicada no mercado. Ou então defendem sua margem aplicada desde quando ainda aplicadas pelos seis ancestrais.

Ou que vem aplicando desde que a empresa era pequena, e aí, chega um momento no ciclo de vida da organização, em que o dinheiro começa a escoar entre os dedos, não sabe para onde está indo.

Então não demora muito começa a pagar as contas com atraso, pois não tem a mesma disponibilidade financeira de antigamente.

Por que será que isso acontece?

A principal causa está no desconhecimento dos custos, muito provavelmente os custos fixos e/ou variáveis.

Cresceram, absorvendo o que antigamente era o lucro, mas esquecem que a cada dia somos atualizados sobre impostos e valorização de serviços.

E para finalizar, considere o seguinte…

Seu concorrente pode colocar os mesmos preços e até mais baixo dos que os seus, pode imitar as campanhas promocionais e de publicidade que você cria.

Pode comprar um software de última geração para a gestão do negócio, etc..

Agora, tem uma coisa que vai ser difícil de imitar: as estratégias de diferenciação dos bastidores de cada negócio.

Veja também…

3 etapas básicas do processo de vendas

Sobre o autor | Website

Especialista em Diferenciação Profissional, Empresário, Engenheiro Mecânico, Multiplicador de Cursos Profissionais, apaixonado por empreender e descobrir novas oportunidades.

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